Projeto Raízes da União inicia plantio de mudas de árvores no Sistema Cantareira em SP

As margens do reservatório de Atibainha, em Nazaré Paulista (SP), área destruída pelo fogo começou a ser restaurada

Teve início nesta quarta-feira (05), o plantio de 100 mil mudas no Sistema Cantareira. A ação faz parte do projeto Raízes da União, iniciativa socioambiental da farmacêutica União Química, que em cinco anos irá plantar 1 milhão de mudas entre Minas Gerais, Distrito Federal e em São Paulo. Para o estado paulista, o programa firmou parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas — IPE, que é o responsável pelo plantio e acompanhamentos das árvores.

“O trabalho de restauração florestal vai muito além no plantio das mudas, existe muito estudo, investimento e acompanhamento. O sucesso do programa Raízes da União só estará completo, quando essas mudas estiverem fortes, saudáveis e se perpetuarem para as próximas gerações. Por isso a União Química tem como compromisso mostrar e explicar para a sociedade cada avanço desta iniciativa”, explica Silvana Santana, diretora de Marketing Institucional da União Química.

O Sistema Cantareira foi o escolhido para ação pois é o responsável por mais de 46% do abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), distribuindo água para mais de 7,6 milhões de pessoas e tem alcançado patamares negativos que ligam um alerta para toda a população. “Não é apenas a chuva que enche os reservatórios, é preciso que o solo absorva essa água, e nesse sentido as árvores têm papel fundamental, por isso iniciativas como o Raízes da União são cada vez mais necessárias”, comenta o Engenheiro Florestal e Coordenador Técnico do Projeto do IPE, Paulo Roberto Ferro.

Além do entorno do reservatório do Atibainha, o programa Raízes da União no Sistema Cantareira atuará em outras duas áreas da região, uma em Piracaia e outra em Bragança Paulista, todas próximas ao reservatório Jaguari-Jacareí.

Saiba mais sobre a endorfina, o hormônio da felicidade

Muito conhecido por ser liberado durante uma atividade física, essa substância é fonte de energia e ajuda a lidar com o estresse do dia a dia

Chocolate, exercício físico, boas risadas, pensamentos positivos são estímulos que liberam a endorfina no corpo. O hormônio é muito conhecido por liberar sensação de prazer e bem-estar. Para desfrutar dos seus benefícios, é necessário fazer o que gosta e se sentir realizado com isso.

Segundo a professora do curso de Psicologia da UNINASSAU — Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Caxangá, Larissa Oliveira, a liberação da endorfina na corrente sanguínea depende da atividade que desperte os sentidos. “Isso estimula o sistema nervoso e faz com que ele reaja. E para sentir essa sensação, que é muito benéfica para a saúde mental, as pessoas devem fazer aquilo que gostam, como ler um livro, ter contato com a natureza, comer um chocolate, fazer uma atividade que goste muito – como caminhar, corrida – ou mesmo um banho frio, já que o corpo libera esse hormônio quando está quente, por causa do choque térmico. Até um sorriso contribui com essa liberação”, ensina.

O hormônio funciona no corpo como um analgésico natural. Em situações de adrenalina, estimula sensações de prazer, conforto, bem-estar. A substância é um neurotransmissor, que atua como um mensageiro químico e se comunica com as células nervosas. Isso colabora com o equilíbrio entre os neurônios, consequentemente, com o equilíbrio do corpo.

“A alimentação tem um papel importante também. Comer refeições saborosas ou que nos lembrem de bons momentos ajudam na liberação do prazer. A alta quantidade de endorfina no corpo, melhora o fortalecimento do sistema imunológico, diminuindo assim as chances de infecções por vírus e bactérias. Ressalto, mais uma vez, que é importante ter um estilo de vida saudável”, finaliza.

Mais de 300 manacás florescem no Corredor Metropolitano ABD, gerenciado pela EMTU

Conhecido como “Corredor Verde”, o trecho de 33km é percurso de 251 ônibus e trólebus que compartilham espaço com 11 mil árvores

O Corredor Metropolitano ABD, que faz a ligação do ABC paulista com a capital por meio de ônibus e trólebus, tem chamado a atenção nas últimas semanas por razões diferentes do transporte. Isso porque entre as mais de 11 mil árvores plantadas ao longo do trajeto, há aproximadamente 300 Manacás-da-Serra começando a florir e a colorir o percurso com seus tons lilás, rosa e branco.

Sistema exclusivo de circulação de ônibus e trólebus operado pela concessionária Next Mobilidade e gerenciado pela EMTU-Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo, o Corredor Metropolitano ABD é conhecido como Corredor Verde, pelas suas milhares de árvores que recebe plantios organizados pela concessionária desde 2008. São 33 quilômetros de trajeto que ligam o bairro de São Mateus, no extremo leste da capital paulista, ao Jabaquara, na zona sul, atravessando municípios do ABC.

O Manacá-da-Serra, planta nativa da Mata Atlântica, normalmente floresce entre o outono e o inverno, de maio até meados de setembro, e se adapta bem a esses espaços, além de ajudar na neutralização do CO2. No início de junho, no Dia do Meio Ambiente (5/06), o corredor recebeu 300 novas árvores. Para celebrar a data, voluntários da NextMobilidade e convidados plantaram 10 Paus-formiga, 200 Quaresmeiras, 10 Ipês branco, 10 Ipês amarelo, 10 Cordia Suberpa, 10 Oiti, 10 Chau Chau e 40 Manacás híbridos.

Além dessas variedades, o corredor abriga demais espécies nativas que diversificam a paisagem, como a Pata-de-Vaca, Espirradeira, Azaleias, Hibisco, Escova-de-garrafa, Akalifas, Brinco de princesa, Aroeira, Grevilea e Pau ferro. Com mais de 30 anos de idade, as Azaleias foram uma das primeiras espécies a serem plantadas, ainda no início da operação do corredor, nos anos 90. As árvores frutíferas também marcam presença no trajeto e especialmente nos terminais metropolitanos da EMTU que atendem o corredor, como os pés de goiaba, jaca, caqui e amora.

A manutenção dos canteiros é feita por 13 profissionais da equipe de jardinagem da própria empresa que opera o corredor. Segundo o chefe da jardinagem e limpeza da Next Mobilidade, Ricardo Martins de Lima, o monitoramento e cuidado é diário. “A equipe faz a rega noturna todos os dias ao longo do corredor, a partir das 19h, e além das podas regulares, adubamos e fazemos os tratamentos necessários para dar mais vitalidade e desenvolvimento para as plantas”, explica Martins. “Após a poda, por exemplo, passamos um produto especial no galho cortado para ajudar na cicatrização e impedir a entrada de cupins e microorganismos prejudiciais”, conta.

Todo o material retirado da poda das árvores e grama é encaminhado para uma instituição que capacita pessoas com deficiência para o mercado de trabalho, onde é feita a compostagem desses resíduos. Depois retornam para o corredor como adubo orgânico, substrato com muitos nutrientes que a planta precisa para se desenvolver.

O programa “Corredor Verde” de plantio de árvores teve início em 2008, com o objetivo de tornar menos árido o entorno da via e melhorar ainda mais a qualidade do ar. Entre a frota composta por 251 ônibus que operam no corredor atualmente, 90 são elétricos, híbridos e trólebus, tecnologias sustentáveis que poupam a emissão de 21 mil toneladas de CO2 por ano.

Para a lavagem dos veículos, a Next Mobilidade adota práticas sustentáveis de reuso da água na própria garagem. A empresa possui uma estação de tratamento de efluentes, onde a água proveniente da lavagem da frota é tratada e reutilizada. Em 10 anos, já foi economizado o volume de água equivalente a 53 piscinas olímpicas.

Atividade física é fundamental para adultos, idosos e até bebês. Prática previne doenças na fase adulta e ajuda no desenvolvimento infantil

Inúmeros estudos já comprovaram que exercícios regulares são capazes de melhorar a nossa qualidade de vida e prevenir as principais consequências do sedentarismo, como indisposição, insônia, ganho de peso, dores articulares e estresse, além de doenças como infarto, hipertensão, diabetes e depressão.

A inatividade física, em contrapartida, já é considerada uma pandemia, responsável por mais de 5 milhões de mortes por ano ao redor do mundo. Somada à pandemia da Covid-19 iniciada em 2020, ela foi responsável por caracterizar um estado de sindemia global, o que provocou o aumento de comorbidades como obesidade, doenças respiratórias, reumatológicas e vários tipos de câncer.

É fato que os exercícios físicos podem até mesmo aumentar a nossa expectativa de vida. O que nem todos sabem, porém, é que eles devem ser colocados em prática em todas as idades, desde a infância até a velhice. Quanto antes forem incentivados, mais chances têm de se tornar um hábito. É muito comum, por exemplo, uma criança que participa de esportes ou brincadeiras mais físicas se tornar um adulto ativo.

Mesmo os bebês, que ainda não se deslocam, podem praticar exercícios. A eles, é recomendado que permaneçam por pelo menos 30 minutos ao dia na posição prona (rosto e peito para baixo) enquanto estiverem acordados. Aqueles com menos de 1 ano, por exemplo, devem se manter fisicamente ativos várias vezes ao dia. E isso pode ser feito de diversas maneiras, principalmente por meio de brincadeiras e jogos interativos, o que ajuda no desenvolvimento da capacidade motora e da cognitiva.

Para os pequenos de 3 e 4 anos de idade, o ideal é que tenham ao menos 3 horas de atividades físicas, desde as moderadas até as vigorosas, distribuídas ao longo do dia. E os pais não precisam se preocupar, pois quanto mais o corpo da criança estiver em movimento, melhor é. Uma dica é investir em brincadeiras prazerosas e lúdicas, como os tradicionais pega-pega, jogar bola, soltar pipa, andar de bicicleta, pular corda, dançar e nadar.

Já as crianças mais velhas e os adolescentes devem realizar atividades aeróbicas, que, em pelo menos três vezes por semana, precisam estar associadas a exercícios de força. Outro ponto importante dessa prática, especialmente nessa faixa etária, é que ela ajuda no processo de socialização, fortalecendo os vínculos afetivos e estimulando o sentimento de pertencimento.

Aos adultos, o recomendado é que façam semanalmente de 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica moderada ou, pelo menos, de 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica vigorosa. Para obter benefícios secundários, eles podem intensificar a frequência duas vezes na semana, com movimentos que ajudem no fortalecimento do corpo.

Os idosos, por sua vez, precisam colocar em prática exercícios funcionais três vezes na semana, a fim de manter a coordenação e o equilíbrio, tão essenciais para a qualidade de vida nessa faixa etária.

Dr. Alexandre Giffoni, médico nutrólogo do Hospital Igesp

Procedimentos estéticos de harmonização facial aumentaram 390% no Brasil

Somente no ano de 2020, o Google registrou um aumento de 540% na pesquisa sobre harmonização facial no País

O Brasil ocupa o 2º lugar no ranking de procedimentos estéticos no mundo todo, estando atrás apenas dos Estados Unidos, conforme o último relatório publicado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica. O destaque, nos últimos cinco anos, é com o procedimento de harmonização facial.
 

No cenário pós pandemia, a tendência na busca por autocuidado e mudanças relacionadas à autoimagem permaneceu em alta. “Não há como negar a influência das redes sociais no aumento da procura por procedimentos estéticos. Costumo dizer que lido com a autoestima das pessoas, é mais do que ter um rosto harmônico. É sobre se olhar no espelho e se sentir bem consigo mesmo”, relata Dr. Sylvio Vivone, do Instituto Vivone.
 

A prática envolve técnicas de harmonização orofacial (HOF) a fim de equilibrar o rosto: queixo (mento), lábios, região do malar (maçã do rosto), nariz e mandíbula, além de tratar o envelhecimento facial – caracterizado pela perda de elasticidade da pele e queda dos tecidos. “Com o objetivo de proporcionar maior simetria ao rosto de cada paciente, é feita uma análise facial e após avaliamos quais procedimentos seriam os mais resolutivos em prol da harmonização facial, seguindo as necessidades e queixas do paciente”, afirma Vivone.
 

Os procedimentos de plástica costumavam ser realizados em períodos de férias, devido ao tempo de recuperação. Nos procedimentos estéticos não cirúrgicos, e com a evolução das técnicas, houve a redução desse tempo – o que facilitou para muitas pessoas. Além disso, devido à expansão do setor, a demanda de interessados em harmonização facial influenciou no desenvolvimento de novos produtos e na especialização de mais profissionais, tornando o procedimento cada vez mais acessível.
 

Apesar da popularização do procedimento, é importante procurar uma clínica de confiança pois as complicações, quando o procedimento é feito por amadores, são comuns. “Antes de tudo, é importante alertar os interessados no procedimento a sempre buscarem profissionais que estejam aptos a realizá-lo. Caso contrário, uma questão estética pode comprometer a saúde“, finaliza Dr. Vivone.

Sono de qualidade é fundamental para a saúde mental e a felicidade

Estudos internacionais mostram que dormir bem melhora a qualidade de vida e o humor. Sob o tema “Sono de qualidade, mente sã e mundo feliz”, o Instituto do Sono promove uma semana de atividades para celebrar o Dia Mundial do Sono, comemorado em 18 de março.

Vital para o descanso e o equilíbrio do corpo, o sono restaura o organismo, repõe energia e regula o metabolismo. Pessoas que não dormem bem podem ter irritabilidade, falta de atenção, fadiga e até desenvolver transtornos psiquiátricos. A pandemia contribuiu para piorar a qualidade de sono da população em todo o mundo. No Reino Unido, a Universidade de Oxford realizou uma pesquisa online com 18.642 crianças e adolescentes, entre 8 e 19 anos, de 230 escolas para avaliar o impacto das restrições da covid-19 na qualidade de sono, felicidade e relações pessoais

Segundo o estudo, publicado em fevereiro em 2022 na revista Sleep Advances, os participantes que relataram ter boas noites de sono foram os disseram estar felizes (49%) e se relacionar bem com outras pessoas em casa (42%).

Pesquisadores da Central Queensland University, na Austrália, examinaram a relação entre o humor de adolescentes e a duração de sono manipulada em laboratório. Jovens entre 15 e 17 anos passaram por 3 fases. Na primeira, dormiram 5 horas por 5 noites. Na segunda, tiveram 7,5 horas de duração de sono por 2 noites. Na última, dormiram 10 horas também por 2 noites. Ao ter apenas 5 horas de sono, os adolescentes declararam estar deprimidos, confusos, ansiosos com medo e raiva. Já quando tiveram ficaram 10 horas na cama relataram estar mais felizes.

Embora a felicidade seja algo imaterial, a médica Helena Hachul, pesquisadora do Instituto do Sono, afirma que vários estudos mostraram que dormir bem contribui para manter a mente sã e regular o humor.” Além da boa qualidade de sono, a pessoa deve ter uma vida equilibrada, que combina alimentação balanceada, exercícios físicos, lazer, convívio com amigos e família”, explica.

“Sono de qualidade, mente sã, mundo feliz” é o tema de uma série de ações do Instituto do Sono para comemorar o Dia Mundial do Sono, celebrado em 18 março. Entre elas estão ações em redes sociais, 3 lives dadas por especialistas da entidade, o sorteio de 5 exames de polissonografia basal com consulta pré e pós-exame e a concessão de 10% sobre os cursos do Instituto para os alunos que se matricularem entre 18 a 24 de março.

Veja abaixo a programação completa.

O Sono em nossas vidas

O Dia Mundial do Sono é uma oportunidade importante para examinar o papel do sono na vida das pessoas. Noites mal dormidas comprometem a regulação emocional e do humor, contribuindo para o desenvolvimento de distúrbios como ansiedade e depressão. Do ponto de vista físico, a privação de sono provoca a queda da imunidade, ganho de peso e aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

As três edições da pesquisa EPISONO, realizadas entre 1986 e 2007 pelo Instituto do Sono, revelaram que mais de 60% da população paulistana têm problemas de sono, sendo os principais a insônia (45%), o ronco (42%) e a apneia obstrutiva do sono (33%). A insônia atinge mais as mulheres e o ronco mais os homens.

Durante a noite, ocorrem de 4 a 5 ciclos de sono completos: sono superficial (estágios 1 e 2), profundo (estágio 3) e sono REM.O sono profundo tem a função de restaurar o corpo. Já o REM restaura a parte psíquica do organismo. É neste estágio que acontecem os sonhos. De acordo com a médica Helena Hachul, para uma boa qualidade de sono é preciso ter uma duração de sono adequada, estabelecer uma rotina com horários definidos para dormir e acordar, manter uma alimentação equilibrada, evitar refeições pesadas e bebidas estimulantes próximo ao horário de ir para cama e não usar celulares e tablets 2 horas antes de dormir.

Confira agora as atividades programadas pelo Instituto do Sono:

Ação nas mídias sociais — Nas mídias sociais, os especialistas da entidade darão dicas de como dormir melhor, abordarão os principais distúrbios de sono e também esclarecerão dúvidas do público.

· Lives — Pelo Instagram do Instituto do Sono, serão transmitidas 3 lives, entre 19 e 20 horas:

o Dia 21 — Sono e jogos eletrônicos. Moderador: Dr. Gabriel Pires (biomédico). Palestrante: Prof. Fulvio Scorza (neurofisiologista).

o Dia 22 — Como o sono das crianças influencia no sono dos pais e cuidadores. Moderadora: Dra. Sandra Doria (otorrinolaringologista). Palestrante: Dra. Letícia Soster (neuropediatra).

o Dia 23 — Sono e produtividade: efeitos da privação de sono. Moderadora: Dra. Erika Treptow (pneumologista). Palestrante: Dr. Marcio Zanini (psiquiatra).

 Sorteio de 5 exames de polissonografia basal com consulta pré e pós-exame — Para participar, basta seguir o perfil do Instituto do Sono pelo Instagram e marcar 3 amigos ou parentes que têm dificuldades para dormir. De 18 a 24 de março, haverá sorteios diários. Cada um contemplará uma consulta (teleconsulta), um exame de polissonografia basal e um retorno (teleconsulta).

· Desconto de 10% nos cursos do Instituto do Sono — para matriculas realizadas entre 18 e 24 de março.

Como a Atividade Física Pode te Auxiliar no Tratamento Contra a Síndrome de Burnout.

A prática regular de atividades físicas são muito benéficas no tratamento contra a Síndrome de Burnout, isso é visto em uma quantidade crescente de trabalhos científicos que sugere um efeito positivo do exercício em pessoas com essa doença.
 

Essa doença é conhecida como crise de esgotamento profissional e vem à tona quando se é trabalhada muitas horas consecutivas em condições psicologicamente desgastantes. Sintomas frequentes da Síndrome de Burnout são: mudanças bruscas de humor, cansaço constante, baixa autoestima, esgotamento físico e mental. Essa síndrome já pode ser diagnosticada em 32% dos indivíduos, segundo levantamento do International Stress Management Association (Isma).
 

Jornadas excessivas no trabalho e o estresse gerado, causam barreiras para as pessoas conseguirem se preocupar com a saúde, que ocasiona o esquecimento da importância da atividade física, que melhora o bem-estar em geral.
 

Estudos constatam que a falta de exercícios físicos no dia a dia, diminui a expectativa de vida e desenvolve o sedentarismo, que está associado a um maior risco de declínio cognitivo e Alzheimer. Giulliano Esperança lembra também que transtornos psicológicos apresentam comprometimentos orgânicos no cérebro, mas que podem ser minimizados com os exercícios físicos. A saúde mental só tem a ganhar quando se associa a atividade física.
 

Giulliano explica que o exercício físico combate e previne uma série de comprometimentos funcionais ligados a uma hiperativação do sistema nervoso simpático, que é acionado em situações de estresse. É onde a Síndrome de Burout se enquadra.
 

O Personal Trainer Giulliano Esperança explica sobre os excelentes resultados dos exercícios físicos na ajuda contra os sintomas da doença, “ Atividades físicas ajudam a diminuir a ansiedade, a depressão e melhora a autoestima” completa Giulliano.
 

Segundo Giulliano Esperança, durante a atividade física o corpo libera endorfina, serotonina, dopamina e fatores que crescimento neuronais, neurotransmissores responsáveis por promover sensações de prazer, bem-estar e principalmente sensação de realiaçãao. Os exercícios são um grande aliado, entretanto, comenta Giulliano, que não existe uma lista de atividades físicas recomendadas, que nesse caso, é importante realizar uma atividade que gere prazer e te faça sentir bem mentalmente, como por exemplo, se você gostar de dançar, pode fazer aulas de dança ou até mesmo dançar em casa. Também é válido treinos adaptados para você fazer em casa e até mesmo caminhadas, o que vale é manter o corpo em movimento.
 

“Por mais que a pessoa não goste ou nunca tenha praticado alguma atividade física, recomendo que comece sem medo, respeitando seu corpo, seu ritmo e suas limitações, pense no objetivo principal que é sua saúde física, mental e emocional.” ressalta o personal Giulliano.
 

Giulliano Esperança lembra que é nosso dever cuidar do nosso corpo e mente, pois é onde moramos, e é o bem-estar desse conjunto, que nos permite viver e ter todas as experiências boas da vida e ainda completando tudo isso, Giulliano lembra: “Que o mesmo coração que treina, é o que ama.”

E então, vamos nos exercitar para melhorar a saúde, ainda combater doenças e ter uma vida incrível?

Prefeitura reafirma que organizadores de eventos privados devem exigir e garantir o cumprimento dos protocolos sanitários em vigor na cidade

Exigência do Passaporte da Vacina para festas com qualquer quantidade de público, limitação de 70% da capacidade do local do evento e uso de máscaras são as principais medidas

A Prefeitura de São Paulo reafirmou que os organizadores de eventos privados devem exigir e garantir o cumprimento dos protocolos sanitários para evitar propagação da Covid-19, independentemente da quantidade de pessoas. Os protocolos estabelecidos pela Vigilância Sanitária do Município valem para todas as festas em clubes ou casas de lazer, inclusive as programadas para os quatro dias tradicionais do carnaval.
 

O alerta foi feito nesta sexta-feira (28) pelo prefeito Ricardo Nunes ao ser questionado após a reunião com a ministra chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República (Segov), Flavia Arruda, e prefeitos de cidades de São Paulo e de outros Estados para discutir medidas com o governo federal para evitar o reajuste da tarifa dos ônibus. “Estamos acompanhando pelas redes sociais anúncios de festas que não têm as observações necessárias de protocolos, como a apresentação do passaporte da vacinação para qualquer quantidade de público”, alertou o prefeito Ricardo Nunes. “A realização destes eventos está nas mãos dos organizadores, portanto, espero que tenham consciência e sigam os protocolos que estiverem em vigor”, concluiu o prefeito.
 

Estão em vigor na cidade de São Paulo a exigência do passaporte da vacina, limite de 70% da capacidade de público em todos os setores, incluindo arquibancada, camarotes e pista, uso de máscara e disponibilização de álcool em gel. As normas são necessárias devido a situação atual da pandemia de Covid-19 com aumento do número de casos decorrentes da disseminação da variante ômicron.
 

O objetivo é reduzir a transmissão do vírus durante o carnaval, período em que são realizadas diversas festas particulares — o carnaval de rua foi cancelado e os desfiles no Sambódromo foram adiados para abril, numa decisão conjunta das prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro por recomendação das autoridades de saúde dos dois municípios. “O protocolo inicial era aplicado para eventos com mais de 500 pessoas para exigir o passaporte. Fizemos a alteração em função do quadro epidemiológico que a cidade vive hoje”, explicou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.
 

Passaporte da Vacina
 

O Passaporte da Vacina, disponibilizado no aplicativo e-saúdeSP, pode ser acessado por meio de todos os sistemas operacionais de celulares como IOS e Android.
 

No e-saúdeSP é possível verificar se a pessoa já completou o esquema vacinal contra a Covid-19. Também é possível ver as datas de aplicação das doses, o nome completo, CPF, data de nascimento e um QR Code, no qual os estabelecimentos e locais de eventos poderão visualizar o registro vacinal, que deverá ter, pelo menos, duas doses para o acesso ser permitido.
 

Veja como baixar o passaporte da vacina:
 

1. Acesse a loja de aplicativos do seu celular e digite no campo de busca: e-saúdeSP.

2. Baixe o aplicativo, aceite os termos de uso e faça um cadastro com o número de seu CPF, data de nascimento, nome completo, e-mail, telefone com DDD e crie uma senha.

3. Após realizar o login, é possível acessar o Passaporte da Vacina, que está localizado no ícone laranja no canto inferior direito do menu principal.

Cannabis medicinal pode melhorar 60% dos sintomas de ansiedade, aponta estudo

Cannabis medicinal pode melhorar 60% dos sintomas de ansiedade, aponta estudo

Um estudo recente realizado pela USP revelou que o uso da cannabis medicinal pode melhorar cerca de 60% dos sintomas de pacientes com ansiedade, além de reduzir significativamente os efeitos da depressão e da síndrome de burnout.

Segundo o doutor Wilson Tadeu Ferreira, diretor médico da Remederi, farmacêutica brasileira que promove o acesso a produtos, serviços e educação sobre cannabis medicinal, a ação acontece porque os compostos da planta são muito parecidos com substâncias produzidas pelo próprio corpo humano, e agem equilibrando os sistemas do paciente. Diante disso, estudos envolvendo o canabidiol vem investigando seus usos e aplicações clínicas.
 

De acordo com o médico, os remédios à base da cannabis apresentam muitos benefícios para além dos sintomas da ansiedade, como melhora da qualidade do sono, relaxamento muscular, melhora do humor e foco. Além disso, o medicamento possui poucos efeitos colaterais em comparação com as medicações tradicionais e tem uma rápida ação, trazendo resultados já nas primeiras semanas de uso.
 

Atualmente, um dos tratamentos mais utilizados para combater os sintomas da ansiedade no Brasil e no mundo é um grupo de substâncias chamado benzodiazepínicos. Entretanto, o uso frequente desse medicamento oferece risco comprovado de causar dependência química, muitos efeitos colaterais, possibilidade de overdose e até morte, em razão do seu uso inadequado.
 

“A cannabis medicinal pode devolver esperança para pacientes cujo tratamento tradicional não é eficaz, proporcionando mais qualidade de vida para essas pessoas e seus familiares”, afirmou Fabrizio Postiglione, CEO e fundador da Remederi.
 

Desde 2015 a Anvisa permite a importação de produtos à base de Cannabis. A utilização legal dos produtos pode ser feita de forma simplificada, com uma prescrição médica e solicitando uma autorização para uso – que é emitida na hora pelo portal do Gov﹒br﹒

A psicologia das cores: Mais do que mera preferência

A psicologia das cores é o estudo das cores em relação ao comportamento humano. Essa área tem como objetivo determinar como a cor afeta as decisões. Acerca da Psicologia das cores, Heller (2016) afirma que vermelho remete a todas as atitudes positivas em relação à vida; sendo considerada a cor da força, da vida.
 

Vivi uma experiência curiosa em relação a essa cor. Certa vez fiz um processo seletivo, do qual participaram doze candidatos. No dia da dinâmica de grupo, sete deles vestiam camisa vermelha, o que me deixou extremamente intrigada (não é tão comum ver tantos homens vestindo essa cor). Comentei com uma amiga, que me informou que no dia anterior havia sido exibida uma matéria no Fantástico, que dizia que homens que usam vermelho transmitem autoconfiança. Entendi o fenômeno da recorrência da cor.
 

Fato é que, para além dessa experiência, a psicologia das cores vem sendo estudada para melhor compreender como o cérebro humano identifica as cores existentes e como as transforma em sensações e sentimentos, por meio da percepção individual. Segundo Heller (2016), não se trata simplesmente de uma questão de gosto, mas sim de experiências universais profundamente enraizadas na nossa linguagem e no nosso pensamento.
 

Dado que nossos humores e sentimentos são instáveis e que as cores desempenham um papel na formação da atitude, torna-se relevante para o marketing entender a importância das cores. Tanto no desenvolvimento da identidade visual da organização, nas logomarcas, como no desenvolvimento de produtos, considerar o efeito das cores no cérebro dos consumidores é considerado um ponto fundamental.
 

Estudos mostram que nossos cérebros preferem marcas reconhecíveis, que as cores têm importante papel para a identidade de marca, e que é pela repetição que se vence o jogo das cores, o que eleva a importância de as marcas darem especial atenção às cores do logotipo, uma vez que esses podem garantir diferenciação frente aos concorrentes.
 

Um guia de cores de algumas marcas, disponível em https://thelogocompany.net/psychology-of-color-in-logo-design/, faz a conexão entre cores e sentimentos de algumas marcas.

Matéria publicada na página do Estadão, que trata da Psicologia Secreta das Cores dos tênis, aponta que as empresas fabricantes de tênis esportivos vêm se tornando cada vez mais aficionadas e atentos à Teoria das Cores. Jenny Ross, chefe de design de conceito e estratégia da empresa New Balance, diz que “a cor nos excita ou nos acalma, aumenta nossa pressão sanguínea. É algo poderoso”. Isso denota como estão atentos a estudar a temática.
 

Na New Balance, ofertam tênis de tons de cinza em todas as temporadas, sendo que eles têm “caráter e personalidade”. Já na Nike, apostam na cor Volt, um verde limão, extremamente chamativo. Ryan Cioffi, vice-presidente de design da Reebok, diz que “a primeira cor que você vê nos seus receptores ópticos é um limão super brilhante”. Possivelmente, é uma visão evolucionária de animais venenosos e “sinaliza perigo”. As cores são utilizadas para produzir intencionalmente emoções e sentimentos nos clientes potenciais. Segundo ele, “algo físico ocorre quando você o vê. Volt tem a ver com o emocional”, afirma Martha Moore, diretora de criação da Nike.
 

Na matéria do Estadão, argumentam que nós temos um relacionamento pessoal complexo com as cores, portanto a teoria das cores importa mais do que nunca quando se trata “do que você coloca nos seus pés”. Assim, a Puma apresenta um tênis que é uma remixagem, que se propõe a ligá-los à cultura da música eletrônica e fazer o usuário “se sentir animado”. Subjetividade máxima se vê na pretensão dos tênis mais recentes da Adidas, que teve sua paleta de cores quentes inspirada pelo “icônico cinema jamaicano”. A estilista da marca afirma que “estava interessada em explorar cores que desvanecem no sol jamaicano”.
 

Para além do que se coloca nos pés, estudos apontam que a identidade visual das empresas, como se comunicam com o seu público-alvo, pode constituir-se a diferença entre o posicionamento da marca. Um aspecto relevante para que, ao invés de misturar-se aos concorrentes, uma empresa possa se destacar frente a eles, pode estar na cor que a empresa usa. O que não deixava de ser também a pretensão dos candidatos que participaram do processo seletivo: usavam a cor vermelha para transmitir um sentimento “de autoconfiança” e se destacarem frente aos concorrentes.
 

Heller, Eva. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Gustavo Gili, 2016.
 

Marineide de Oliveira Aranha Neto é psicóloga organizacional, mestre em Administração, professora de Gestão de Pessoas nos cursos de Administração e Engenharia de Produção da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) Campinas.

Por: Marineide de Oliveira Aranha Neto