Direção consciente nas estradas para 2016 não virar tragédia

Qualquer ação envolvendo o celular toma cerca de 5 segundos da atenção do motorista. A 60km/h, isso é tempo suficiente para um “voo cego” de 83 m, em que váriosimprevistos podem acontecer. Informações como essa, que podem fazer a diferença entre uma viagem prazerosa e uma tragédia, fazem parte das orientações de direção consciente que todo motorista deve seguir à risca.

Diante do aumento de viagensdurante os feriados de final de ano, a Ecofrotas, empresa líder do mercadobrasileiro de gestão de frotas, compartilha com os demais motoristasorientações elaboradas pelo Observatório Nacional de Segurança do Trânsito quefazem parte dos treinamentos de direção consciente aplicados nas empresasclientes.

Direção Defensiva

“Hoje o Brasil vive uma epidemia deacidentes de trânsito. Poucas guerras ou doenças matam tanto quanto o tráfegodo país. São aproximadamente 55 mil mortes e 444 mil inválidos a cada ano emdecorrência de sinistros nas ruas e estradas brasileiras, e 90% dessesacidentes são causados por fatores humanos”, elenca o diretor Institucional eSustentabilidade da Ecofrotas, Sérgio Rego Monteiro Filho. “Esses números podemser reduzidos apenas com a mudança no comportamento dos motoristas”, completa.

Cuidado com o sono

Antes de sentar à direção, éaconselhável estar descansado. Dirigir com sono pode reduzir em até 40% aconcentração do motorista, algo semelhante a dirigir alcoolizado. Para evitar osono na estrada o ideal são pausas a cada duas horas de viagem para lavar orosto e se alongar. Dica: se o sono bater e o motorista não tiver comoestacionar imediatamente, deve abrir todos os vidros por alguns minutos. Ovento forte no interior do veículo coloca o motorista em estado de alerta temporário.

Direção Defensiva

Evite distrações

A distração no trânsito é aprincipal causa de acidentes em todo o mundo. Desviar a atenção para olhar umoutdoor ou procurar um endereço, por exemplo, são responsáveis por 7% dascolisões traseiras. Comer, beber, ajustar o cinto de segurança ou o GPS sãooutras atitudes aparentemente inofensivas que roubam preciosos segundos daatenção do condutor. O uso do celular é uma distração tão perigosa que mereceum tópico específico.

Celular: o grande vilão

O uso do celular é considerado aprincipal distração entre os condutores e também a mais perigosa. Qualquer açãoenvolvendo o dispositivo móvel toma aproximadamente 5s de atenção. Isso, a 60km/h, gera um “vôo cego” de 83 m, em que diversos imprevistos podem acontecer.Por isso, se for necessário escrever uma mensagem ou falar ao telefone, énecessário parar o carro.

As luzes e suas funções

As luzes dos veículos existem paracomunicar as ações do motorista aos outros condutores e pedestres. Devem serusadas de maneira responsável: o pisca-alerta, por exemplo, deve ser usadoapenas quando o veículo estiver parado em uma situação de emergência, ou paraindicar que o carro está estacionado por um período curto de tempo. Jamais deveser usado com o veículo em movimento. Já o farol alto só deve ser utilizado emvias que não possuam iluminação pública e deve ser desativado em caso de chuva,neblina ou se houver veículos na direção contrária ou à frente. Dica: parachecar se as luzes traseiras do carro estão funcionando corretamente, bastaestacionar de ré perto de uma parede e conferir o reflexo das luzes pelosretrovisores.

Cuidado ao manobrar

Para a realização de qualquermanobra é preciso reduzir a velocidade, sinalizar aos demais motoristas (com aseta ou o sinal de braço) e aguardar o momento certo. Enquanto isso, o veículodeve estar com o pneu reto, o que evita que o carro seja jogado na pista contráriacaso haja uma colisão traseira. Manobras com o objetivo de retorno do veículonunca devem ser realizadas em curvas, aclives, declives, túneis, pontes eviadutos. Já as manobras de marcha ré exigem um grande cuidado com os pontoscegos do veículo, devendo ser feitas em baixa velocidade.

A tal da ultrapassagem…

Para realizar uma ultrapassagem,escolha um local adequado, sinalize com a seta e faça-a sempre pela esquerda,mesmo que a pista seja de mão única. Caso não seja possível conclui-la, desaceleree volte para a posição anterior da pista.

Rotatórias

Conhecidas por nomes como “balão”,“círculo”, “redondo”, “joelho”, “rótula” e até “queijinho”, as rotatóriasvariam de grandes círculos, com jardins no centro, até mini rotatóriasdemarcadas apenas com uma faixa em forma circular e elementos refletivos.Independente do porte, a dúvida mais frequente entre os condutores é sobre apreferência em uma rotatória. Simples: é sempre de quem entrou primeiro nocírculo, exceto nos casos em que a sinalização determine o contrário. Alémdisso, o tráfego segue sempre em sentido anti-horário e os veículos devem semanter à esquerda, com velocidade reduzida. Não devem ser realizadasultrapassagens.

Pedestre: o usuário mais frágilda via

O maior inimigo dos pedestres é oexcesso de velocidade. As chances de um pedestre sobreviver a um atropelamentoa 70 km/h são praticamente nulas, mas essas chances, caso o condutor esteja a30 km/h, aumentam para cerca de 95%. Por isso, é importante reduzir ao máximo avelocidade nas proximidades de escolas e hospitais e nunca fazer ultrapassagemem locais de travessia.

Respeito ao ciclista

A bicicleta é o menor veículo quetrafega pelas ruas e o de menor velocidade, o que leva muitos condutores aculpar os ciclistas pelo trânsito lento e a tomar atitudes hostis. Tentarassustar um ciclista passando de raspão ou buzinando, além de proibido, é faltade respeito pela vida de quem utiliza a bicicleta. Para ultrapassar umciclista, o condutor deve tomar uma distância de aproximadamente 1,5 m dalateral da bicicleta. Essa distância é suficiente para que o ciclista desvie dequalquer obstáculo e evita que o retrovisor do carro bata contra o guidom dabicicleta.

Pouco stress e boa educação…sempre!

O trânsito causa stress nosmotoristas e os motoristas estressados tendem a correr mais, manobrar semcuidado e não seguir outras regras, piorando o trânsito. Todos podem contribuirem favor da redução desse ciclo vicioso. A boa educação ajuda muito. Ofereça apassagem caso haja veículos com mais pressa e sinalize sempre suas ações aosdemais motoristas, mesmo que isso possa parecer desnecessário. Mas lembre-se:uma postura relaxada é fundamental para tanto.

Salário Mínimo será de 880 reais em 2016

A Presidenta da República, Dilma Rousseff, assinou nesta terça-feira (29) decreto fixando em R$ 880,00 o valor do salário mínimo que entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2016. O reajuste agrega à inflação do período uma valorização real, relacionada ao índice de produtividade da economia brasileira, e beneficia diretamente 48 milhões de trabalhadores e aposentados, urbanos e rurais, de todo o Brasil.

O novo aumento dá continuidade à política de valorização do salário mínimo, formalizada por Lei em 2007, que garantiu um aumento real de 76% no seu valor entre 2003 e 2015. Em 2016, segundo dados do Dieese, o reajuste representará um incremento de renda na economia brasileira de R$ 51,5 bilhões.

Janeiro com muitas atividades gratuitas para as crianças


Diversas oficinas e vivências preenchem e ressignificam o mês de férias
Para completar o mês do recesso escolar, o Sesc Bom Retiro programou, dentro do especial Estação Férias, uma série de atividades para as crianças. Oficinas e vivências exploram, de maneira lúdica, a criatividade, a coletividade, a convivência, a expressão e diversos outros conceitos.
Todas as atividades são gratuitas e algumas também acontecem ao longo do mês de fevereiro.

Confira a programação completa:

Oficina Construção de Brinquedos
O uso de brinquedos vem sendo discutido como uma importante ferramenta para a aprendizagem e desenvolvimento infantil. Nesta oficina, as crianças constroem brinquedos utilizando diversos materiais de fácil acesso. Foyer. Livre.
09 a 10/01. Sábado e domingo, das 14h às 16h
16 a 17/01. Sábado e domingo, das 14h às 16h

Oficina Corpo-ação Musical
Por meio de estímulos sonoros e estilos musicais, o público é convidado a se expressar, através da dança e dos movimentos corporais, experimentando os sentimentos despertados. Recomendado para maiores de 7 anos. Sala de Oficinas.
09 a 10/01. Sábado e domingo, das 10h30 às 12h30
23 a 24/01. Sábado e domingo, das 10h30 às 12h30
27 a 28/02. Sábado e domingo, das 10h30 às 12h30

Oficina Corpo, desenho e cor
Nesta oficina registraremos o traço do nosso corpo, buscando trabalhar o reconhecimento de si na imagem desenhada e o preenchimento artístico desse desenho. Recomendado para maiores de 7 anos. Sala de Oficinas.
16 a 17/01. Sábado e domingo, das 10h30 às 12h30
13 a 14/02. Sábado e domingo, das 10h30 às 12h30

Oficina Cidades imaginárias
Conciliando a natureza e o urbano num mesmo espaço, o desafio é construir uma cidade, a partir de colagens. Foyer. Livre.
23 a 25/01. Segunda (feriado), sábado e domingo, das 14h às 16h
30 a 31/01. Sábado e domingo, das 14h às 16h
13 a 14/02. Sábado e domingo, das 14h às 16h
20 a 21/02. Sábado e domingo, das 14h às 16h

Oficina O corpo mexe a arte
Vivência que convida o público a interagir, manipular, e modificar diversos objetos explorando a percepção das sensações. Recomendado para maiores de 7 anos. Sala de Oficinas.
30 a 31/01. Sábado e domingo, das 10h30 às 12h30
20 a 21/02. Sábado e domingo, das 10h30 às 12h30

Vivência Mergulho do Corpo
A atividade propõe experimentações sensoriais utilizando nosso próprio corpo como ferramenta artística. Espaço de Brincar. Livre.
10/01. Domingo, das 14h às 15h

Vivência Inspirações Olímpicas
Programa de férias para crianças de 7 a 12 anos, com atividades inspiradas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Inscrições na Central de Atendimento a partir de 08/12.
12/01 a 04/02. Terça a quinta, das 13h às 17h
15/01 a 05/02. Sextas, das 13h às 18h

Vivência Brincadeiras de Roda
A oficina resgata uma das mais tradicionais brincadeiras da infância, as cantigas de roda. Buscando trabalhar o corpo, através de melodias, movimentos e interação entre crianças e adultos, pais e filhos.  Espaço de Brincar. Livre.
13/01. Quarta, das 15h às 16h
28/01. Quinta, das 15h às 16h
18/02. Quinta, das 15h às 16h

Vivência Ateliê Aberto de Arte em Movimento
Espaço destinado e preparado para o público infantil expressar seus talentos artísticos. Os movimentos do corpo como inspiração e ferramenta para o fazer da atividade artística. Espaço de Brincar. Livre.
14/01. Quinta, das 14h às 15h
04/02. Quinta, das 14h às 15h
16/02. Terça, das 14h às 15h

Vivência Experimentações Corporais para pais e filhos
A vivência propõe experimentações sensoriais partindo do nosso próprio corpo através de exercícios corporais. Espaço de Brincar. Livre.
17/01. Domingo, das 14h às 15h

Vivência Cenários Lúdicos
Através de uma montagem adaptada, o público é convidado a explorar o sentido do movimento e do equilíbrio. Espaço de Brincar. Livre.
25/01. Segunda (feriado), das 14h às 15h

Vivência Jogo Criativo – Memórias do Corpo
A proposta desta oficina é criar um jogo criativo utilizando marcas e contextos com o próprio corpo. Livre
27 a 28/02. Sábado e domingo, das 14h às 16h

SERVIÇO

Estação Férias
Indicação:
Livre
Grátis

Sesc Bom Retiro
End.: Alameda Nothmann, 185 – Campos Elísios
Estacionamento: R$4,50 e R$10,00.
Acessibilidade: Entrada com acesso para pessoas com deficiência
Informações: (11) 3332-3600
Site: www.sescsp.org.br/bomretiro

Sentido do Natal

Todas as pessoas deveriam saber  qual é o verdadeiro sentido do Natal.Feliz daquele que descobre dentro de si este clima. Uma alegria a  parte das tribulações do dia a dia. Ah ! que época linda , onde soa paz, onde cada lâmpada que pisca na cidade, nas casas  é movida por essa paz tão bonita de se ver. A cidade colorida com essas cores que piscam. ficam deslumbrantes, cada decoração simbolizando o espírito de Natal. Isso surge em nós  em meio a correria estressante do dia a dia.
Chegou o Natal, chegou a época mais bonita do ano. Vamos viver esse clima. O  sentido do Natal não esta no dar presentes, não está em uma mesa farta. Consiste na alegria que vem do coração, em estar com aqueles que amamos, em reunir a família em volta da mesa, mesmo que a ceia seja singela, porque isso não é o mais importante , o que realmente importa é aquilo que temos para oferecer ao outro, nossa alegria e satisfação de estarmos mais um ano juntos , o agradecimento de estarmos perto de quem nos é importante, mais um Natal, pois isso nos foi permitido.  Talvez seja esse o verdadeiro sentido do natal: nos tornarmos mais  sensíveis, nos tornarmos mais pacientes, nos tornarmos mais amáveis com nós mesmos e com os outros. Se formos felizes com pequenas coisas que nos acontecem no dia a dia e as vezes nem percebemos, talvez já estejamos sendo melhores como pessoas, já estejamos aprendendo o sentido do Natal !

Deixe se contagiar por esse clima , dê mais amor , receba mais amor, seja paciente com as pessoas ao seu redor, saiba dar para poder receber. Não é só nesta época , mas sim em todos os dias do ano que se aproxima . Ao menos tente !

Feliz Natal e um Ano Novo de realizações  em todos os sentidos . !!!

Equipe Portal JE.

Por : Silvia Gonzalez F.

Museu da Imigração tem programação especial de férias em janeiro

 

Eventos gratuitos para crianças de todas as idades incluem teatro, contação de histórias e programação educativa

 Nas férias de janeiro, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – preparou uma série de eventos especiais para as crianças. De 6 a 31 de janeiro, atividades educativas e programação cultural estão agendadas sempre com entrada gratuita.

A grande novidade para as férias 2016 é o espaço “Mundo de Brincar”, voltado para crianças de todas as idades. É um local lúdico e divertido, repleto de brinquedos clássicos e educativos. A garotada pode se divertir com jogos de tabuleiro, bonecas, fantoches, quebra-cabeça, piscina de bolinha, espaço de leitura, entre outros itens.

No Mundo de Brincar também conta com atividades educativas e programações culturais: no dia 17/01, às 15h, tem a Oficina de Culinária com contação de histórias para crianças “Sabores e Contos Árabes”, da Cia. Teatral Damasco. A inscrição deve ser feito pelo e-mail inscrição@museudaimigracao.org.br A programação segue no dia 27/01, às 15h, com o Teatro de Mamulengo, do Mestre Vadeck de Garanhuns.

  núcleo educativo do MI também está no clima de férias, apresentando uma programação especial. Todas as quartas-feiras, às 15h, tem a Oficina de sons (a partir de 8 anos), uma atividade em que tudo pode ser usado para fazer música, e os visitantes aprenderão a fazer sons com o próprio corpo. Aos sábados, às 15h, a atividade Trem de ferro (a partir dos 3 anos) faz uma viajem pelo museu a bordo de um trem de papelão, cujo combustível são cantigas populares. Aos domingos, às 15h, a Caça-trilha (a partir de 6 anos) faz um percurso pelo museu em busca de pistas, aprendendo sobre diferentes serviços oferecidos pela antiga Hospedaria. Também aos sábados e domingos, sempre às 16h, o público participa do Bate-papo com o Educativo (livre), que a cada encontro aborda temas relativos à temática migratória do museu.

Endereço:

O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no bairro da Mooca, em São Paulo.

Horário de funcionamento:

O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados das 10h às 17h.

Quinzenalmente, às sextas-feiras, o MI oferece visitação noturna, ampliando seu horário de atendimento até às 21h.

Ingressos:

 Serviço:

Programação de férias no Museu da Imigração

Data: de 6 a 31 de janeiro

Local: Museu da Imigração (Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca – São Paulo)

Entrada gratuita

Normalmente os ingressos para visitar as exposições do Museu custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada).

Outras informações estão disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br

 

 

 

WhatsApp bloqueado: decisão desproporcional prejudica o consumidor

Por Dane Avanzi

Hoje o Brasil inteiro está comentando o mesmo assunto: o bloqueio do WhatsApp. Por uma decisão judicial que partiu da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e que corre em segredo de justiça em uma ação criminal, o aplicativo foi suspenso, por 48 horas, desde às 0h de hoje. O bloqueio tem relação com o fato de o aplicativo não ter colaborado com a investigação, não aceitando quebrar o sigilo da sua rede para fornecer informações privilegiadas. O caso muito se assemelha ao de um juiz de Teresina, Piauí, que em fevereiro, determinou que as operadoras suspendessem temporariamente o acesso ao aplicativo. Na época, a determinação não chegou a ser cumprida. Dessa vez, a determinação judicial já está sendo executada pelas operadoras Vivo, Claro, Tim, Oi, Sercomtel e Algar.

O fato é que o WhatsApp não colabora com a justiça por um motivo simples: tem dificuldade em resgatar as informações porque elas ficam armazenas em metadados. Dessa forma, dificilmente deve haver uma integridade de todos os dados, lembrando que estamos falando de uma população de 900 milhões de pessoas em todo o mundo que usam o aplicativo. A exemplo do ocorrido em fevereiro, provavelmente a decisão será cassada, pois é desproporcional e destemperada. Não é aceitável que toda uma sociedade seja prejudicada por conta de uma investigação pontual.

Não é à toa que a decisão incomoda tanto. De todos os aplicativos de conversações rápidas, o WhatsApp ganhou a preferência do usuário brasileiro em tempo recorde. O principal motivo é o fato de ser gratuito e, além disso, funcionar bem transmitindo voz e dados em tempo real, dependendo de uma conexão de internet fixa ou móvel. Não é exagero afirmar que a história das mensagens de textos se dividem em antes e depois do WhatsApp. Explico. Antes de estar disponível em smartphones, os usuários de serviços de telefonia móvel, pagavam pelo mesmo serviço prestados pelas operadoras quando enviavam mensagens de texto – serviço que com a popularização dos smartphones caiu drasticamente.

Não obstante a todos os benefícios que o aplicativo presta à população em geral, reitere-se de abrangência mundial posto que você pode mandar mensagens via WhatsApp de qualquer parte do mundo. Soma-se a isso o fato de que a sede da empresa controladora do WhatsApp fica em território estrangeiro, não devendo estar sujeita à decisão judicial.  Outro ponto a ser considerado na decisão é a incrível soma que os consumidores em todo o Brasil terão que pagar para utilizar os serviços de SMS ou mesmo fazer ligações. A meu ver, proferir uma decisão obrigando um terceiro (operadoras, que são meio) a praticar um ato extremamente complexo e oneroso, não é o melhor caminho.

O Estado Democrático de Direito, base da democracia, só funciona de fato se as instituições forem sólidas e agirem em conformidade com a lei, sendo a prestação jurisdicional algo muito sério no que tange a efetividade da lei. Dessa forma, o bloqueio e a sua inevitável suspensão fragilizará a Justiça, que ao perder seu poder de coercitividade nos apequena enquanto nação e sociedade. Isso sem falar no consumidor, que precisará voltar a pagar por um serviço ao qual se acostumou a ter de graça.

Dane Avanzi é empresário, advogado e presidente da Aerbras – Associação das Empresas de Radiocomunicação do Brasil.

 

Atenção para o horário de funcionamento do Poupatempo neste fim de ano

Nas semanas de Natal e Ano Novo, os postos Poupatempo funcionarão normalmente nas segundas, terças e quartas-feiras. Já nas quintas, sextas e sábados, dias 24, 25, 26 e 31de dezembro e 1º e 2 de janeiro, as unidades estarão fechadas.
O Disque Poupatempo segue o mesmo esquema de atendimento dos postos. Quem precisar agendar serviços durante esse período pode marcar data e horário pelo site www.poupatempo.sp.gov.br, ou pelo aplicativo SP Serviços (para smartphones e tablets). A partir de segunda-feira, dia 4 de janeiro, todas as unidades voltam a abrir em seus horários habituais.

Confira como será o funcionamento do Poupatempo nas próximas semanas:

Informações sobre endereços e horários de atendimento, todos os serviços prestados pelos postos, quem pode solicitar, documentos necessários, taxas e prazos podem ser obtidas no site www.poupatempo.sp.gov.br, pelo aplicativo SP Serviços (para smartphones e tablets) e também pelo Disque Poupatempo (0800 772 3633 – para telefones fixos – ou 0 operadora 11 2930 3650 – para ligações de celulares).

Programa Poupatempo
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 470 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 68 unidades instaladas na capital, Grande São Paulo, interior e litoral.

Psicóloga do HCor dá dicas de como estabelecer e cumprir metas propostas para 2016

As pessoas precisam se organizar e saber estabelecer qual é a prioridade delas. Desta forma conseguirá focar e obter os resultados desejados

Nada melhor como finalizar o ano e se dar conta que o planejamento dos últimos 12 meses deram certo. Para alguns, a tarefa de dever cumprido é fácil, já para outros se torna uma missão difícil. São inúmeras as metas pessoais e profissionais propostas. Emagrecer, iniciar uma rotina de exercícios físicos ou um novo curso, juntar dinheiro para viajar ou alcançar uma nova posição na empresa são perspectivas comuns impostas para um novo ano.

De acordo com a Gerente do Serviço de Psicologia do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, Silvia Maria Cury Ismael, alguns indivíduos costumam traçar objetivos diversos e acabam não focando em nada, o que pode comprometer os resultados. “As pessoas precisam se organizar e saber estabelecer qual é a prioridade delas. Desta forma conseguirá focar e obter os resultados desejados”, esclarece Silvia Cury Ismael.

Respeitar o próprio limite é ideal. “Projetos que podem consumir muito emocionalmente são desafios maiores, que tendem a desmotivação da pessoa ao longo do caminho para a obtenção do sonho. Estabelecer muitas metas acaba deixando o indivíduo desfocado, o que possibilita ao fracasso”, comenta a Gerente de Psicologia do HCor.

Não basta apenas traçar objetivos para o próximo ano, se os mesmos não forem plausíveis, pensados de forma objetiva e realizados por etapas. “As pessoas podem estabelecer metas no início do ano a partir de objetivos antigos não alcançados ou novas metas. Porém, grande parte da população traça objetivos fora de alcance sem dar conta disto. Uma vez fora de alcance, a não realização de metas traz frustração e insatisfação generalizada. Essa frustração pode servir como um freio na busca de novos objetivos como uma forma de evitar o sofrimento”, enfatiza Silvia Cury Ismael.

Confira dicas da psicóloga do HCor que podem ajudar a conquistar objetivos almejados:

Priorização: as pessoas costumam ter diversas metas e acabam não priorizando nenhum projeto. Contudo, caso não priorizem objetivos, fica mais difícil alcançar as metas;

Planejamento: anotar passo a passo de como conquistar o objetivo;

Estabelecer prazo: o resultado do projeto costuma ser muito mais eficaz quando temos uma data para conclusão;

Dedicação: o resultado da dedicação costuma ser o sucesso da meta;

Disciplina: ser regrado e cauteloso são diretrizes para a conclusão dos planos;

Ajuda de terceiros: pode ser uma maneira de se sentir amparado e, assim, mais facilmente para conclusão dos planos;

Motivação: focar no projeto e ter força para desenvolve-lo são sugestões certeiras para a realização de um sonho.