Centro médico de Belo Horizonte anuncia formação de rede de serviços de saúde

Hospital de Transição, Atenção Domiciliar e Clínica Integrada formam inicialmente a Rede Paulo de Tarso de Cuidados Continuados e Integrados

Em um momento em que a saúde está no centro de todas as atenções, o Hospital de Transição Paulo de Tarso anuncia a formação de uma rede, que inclui, além do hospital, Atenção Domiciliar e Clínica Integrada. “Durante a pandemia do coronavírus, vimos como os hospitais de transição, se melhores aproveitados, poderiam ter ajudado a desafogar a ocupação daqueles de emergência. Mas, mais do que isso, foi possível notar a importância dos serviços de cuidados continuados e integrados. A rede vem como uma resposta a isso”, afirma Carlos Costa, CEO da Rede Paulo de Tarso. 

Carlos revela que a ideia de um serviço integrado já existia antes da chegada da Covid-19 ao Brasil, mas a conclusão dessa integração aconteceu no meio da pandemia. Foram 24 meses de estruturação e obras iniciais, que ainda se estenderão por mais 2 anos com um investimento aproximado de R$ 20 milhões, para se chegar ao resultado final, que promete não só ajudar o sistema de saúde, como facilitar o dia a dia dos pacientes, além de melhorar sua qualidade de vida. 

De acordo com dados do IBGE, em 2060 um quarto da população do Brasil deverá ter mais de 65 anos. E a população idosa em Minas Gerais se tornará maioria em comparação aos jovens de até 14 anos já a partir de 2030. Esse envelhecimento demanda ações na área da saúde. “Uma população com expectativa de vida cada vez mais alta nos leva automaticamente a um novo perfil epidemiológico de doenças prevalentes e, consequentemente, a uma dependência maior do outro. A Rede Paulo de Tarso aparece como um elo que faltava ao sistema de saúde e representa uma evolução às políticas assistenciais para entregar maior autonomia e qualidade de vida às pessoas, sem que elas precisem recorrer a parentes ou unidades hospitalares tradicionais”, afirma. 

Segundo ele, além do benefício de se minimizar riscos de infecção hospitalar e espera em um pronto-socorro geral que está voltado para pacientes mais graves, o paciente encontra nas Redes de Cuidados Continuados Integrados (RCCI) profissionais especializados no atendimento a esse perfil populacional. O objetivo é que a ideia não beneficie apenas Minas Gerais, mas também outros estados, que podem ser influenciados pelo modelo de saúde proposto pela Rede Paulo de Tarso e que é muito comum em outros países. 

Na formação atual, que ainda receberá reforço, existe o Hospital de Transição, a Clínica Integrada e a Atenção Domiciliar. O primeiro é indicado a pessoas que estiveram (ou estão) internadas por um tempo e ainda precisam de cuidados médicos e equipe multiprofissional essenciais, mas sem demandar intervenções de alta complexidade ou terapia intensiva (fornecidas pelos hospitais gerais). Trata-se da melhor opção para pacientes com enfermidades crônicas ou degenerativas, pessoas que requerem tratamento especial e cuidados prolongados que visem a reabilitação, readaptação e reinserção social, garantindo maior autonomia, independência e qualidade de vida. 

Na Clínica Integrada, é realizado atendimento ambulatorial nas especialidades de geriatria, clínica médica, nutrologia, fisiatria, neurologia e serviço de aplicação de Toxina Botulínica para ganhos funcionais e reabilitação motora. Ela ainda contará, em breve, com serviços nas áreas de Psiquiatria, Endocrinologia, Ortopedia, Urologia, Cardiologia, Odontologia, Estomaterapia e Endoscopia. 

Já na Atenção Domiciliar, é oferecido um serviço que vai além de um cuidado ao paciente em sua casa. Ele está conectado às linhas de cuidado da Rede Paulo de Tarso e busca garantir uma transição segura para o domicílio com manutenção e continuidade dos cuidados integrados. Todo o plano e meta terapêutica são pensados com o objetivo de reduzir readmissões hospitalares. Diferentemente de modelos “fee for service”, tradicionais no mercado de saúde, a Rede Paulo de Tarso trabalha por programas e meta terapêutica de ciclos de 30, 60 e 90 dias, assim o número de visitas ao paciente não é limitado, gerando uma experiência diferenciada em serviços de Atenção Domiciliar. 

“Estamos otimistas com as mudanças realizadas até aqui e garantimos que não vamos parar. O nosso objetivo é ainda expandir outras duas unidades distintas e com serviços fundamentais para complementação da Rede Paulo de Tarso, e oferecer um serviço de qualidade focado em melhorar a saúde e gerar valor para as pessoas. Cuidar continuamente do outro é mais do que uma obrigação para nós, é um propósito”, conclui o CEO. 

Sebrae-SP tem cursos de empreendedorismo gratuito para jovens

Os cursos “Cheio de Atitude!” e “Criatividade” têm por objetivo ajudar no desenvolvimento de atitudes empreendedoras

O Sebrae-SP acaba de lançar dois cursos online para incentivar atitudes empreendedoras entre jovens. O “Cheio de atitude! ” e “Criatividade” vem para tratar assuntos essenciais para o desenvolvimento do comportamento empreendedor de maneira leve e descontraída. Os cursos são voltados para estudantes do ensino médio (entre 15 e 17 anos) e totalmente gratuitos.

O curso “Cheio de atitude” aborda temas como busca de oportunidades e iniciativa; persistência; comprometimento; exigência de qualidade e eficiência; como correr riscos calculados; independência e autoconfiança; persuasão e rede de contatos e a importância de definição de metas e planejamento. Durante o curso o jovem também realiza um teste de perfil empreendedor e, ao final, realiza uma autoavaliação e um plano de desenvolvimento pessoal.

Já nó curso “Criatividade” é focado na prática de inovação e em exemplos de jovens líderes. A ideia é entender as atitudes e comportamentos que levam um empreendedor a desenvolver sua criatividade e também como exercê-la em seu dia a dia.

Os dois cursos fazem parte do Programa “Vai lá e Faz!”, que em breve lançará também capacitações com os temas Plano de vida e carreira (Fui lá e fiz); O mundo do trabalho (Essa metamorfose ambulante); Meu sucesso e Oficina de pitch (Fala aí).

Os interessados podem se inscrever pelo site http://bit.ly/3aY1zsh. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800.

SERVIÇO – Cursos “Cheio de atitude” e “Criatividade”

Inscrições: http://bit.ly/3aY1zsh

Carga Horária: Cheio de atitude – 20h
Criatividade – 12h

Mais informações: Telefone 0800 570 0800

Costa Cruzeiros obtém certificado “RINA Biosafety Trust” e introduz testes de COVID-19 para todos os hóspedes

A empresa italiana é a primeira operadora de cruzeiros a obter a certificação do sistema de prevenção de risco biológico a bordo, desenvolvido pelo RINA; Com o reinício da operação na atual situação e considerando a orientação de especialistas, a empresa realizará testes de swab em todos os hóspedes antes do embarque

A Costa Cruzeiros continua trabalhando para um início responsável e seguro de suas operações, agendado para setembro, e se torna a primeira empresa de cruzeiros a obter a certificação “Biosafety Trust” pelo RINA, empresa com mais de 150 anos, responsável por testes, inspeção, certificação e classificação de navios.

O processo de certificação, realizado por meio de auditorias, examina todos os aspectos da vida a bordo e em terra – desde os procedimentos de embarque aos serviços de hotelaria, alimentação, fitness, áreas de relaxamento e excursões em terra – e avalia a conformidade do sistema com os procedimentos destinados à prevenção e controle de infecções.

Para obter a certificação do RINA, a Costa criou e implementou módulos específicos de treinamento para a tripulação de acordo com o novo protocolo de segurança Costa, que reúne medidas e procedimentos de saúde e higiene. Os treinamentos reforçam os procedimentos rigorosos desenvolvidos pela companhia marítima, com o apoio científico de especialistas independentes, em resposta a situação do COVID-19, e que já estão sendo adotados a bordo e em terra para a retomada segura e responsável das operações.

Com base na atual situação epidemiológica e considerando a opinião e orientação de especialistas, a Costa instituirá testes de swab para todos os hóspedes antes do embarque desde a primeira saída do Costa Deliziosa, prevista para 6 de setembro de Trieste, Itália, e para o acompanhamento em todos os navios que retornarão gradualmente à operação.

O teste será realizado dentro dos procedimentos de pré-embarque que foram definidos de acordo com os protocolos das autoridades sanitárias e o Protocoloco de Segurança da Costa.

O teste identificará os casos suspeitos que poderão ser submetidos ao teste de PCR para verificação posterior, determinando a possibilidade de embarque. A empresa também oferece aos seus hóspedes a opção de um seguro dedicado, com serviços específicos em caso de necessidade.

A volta dos cruzeiros da Costa será progressiva e em nome da máxima segurança para hóspedes, tripulações e comunidades de destino. Por esse motivo, a empresa optou por oferecer roteiros apenas na Itália, reservados exclusivamente para hóspedes italianos, para os cruzeiros de setembro.

O primeiro navio a operar será o Costa Deliziosa, no dia 6 de setembro de 2020, oferecendo roteiros partindo de Trieste para visitar Bari, Brindisi, Corigliano-Rossano, Siracusa e Catânia.  A partir do dia 19 de setembro de 2020, o Costa Diadema também retoma a operação com roteiros de sete dias com embarque em Gênova para visitar Civitavecchia/Roma, Nápoles, Palermo, Cagliari e La Spezia.

Com a presença do Presidente Jair Bolsonaro maior Usina Fotovoltaica urbana do BR será inaugurada em Caldas Novas (GO)

Marcada para o próximo sábado (29) a inauguração da usina que abastecerá empreendimentos turísticos do Grupo contará com a presença do Presidente Jair Bolsonaro

Com mais de quatro décadas de constante atuação no turismo, o Grupo diRoma mais uma vez inova e anuncia a inauguração da maior usina fotovoltaica urbana no Brasil. São 16.578 módulos fotovoltaicos subdivididos, ocupando 3.220m² em sistema de cobertura tipo garagem, 3.800m² em telhados e 75.000m² em solo, o que é suficiente para abastecer de energia solar 100% limpa 4.256 casas, ou uma cidade de 10.000 habitantes. O projeto visa contemplar os empreendimentos voltados para o turismo que o Grupo mantém em Caldas Novas, Goiás.

Reconhecido expoente do turismo local, o grupo que administra a maior rede hoteleira do Centro-Oeste do país decidiu pela energia solar para abastecer seus empreendimentos por reconhecer a importância da preservação do meio ambiente. Uma usina nesses moldes impossibilita que 603 toneladas de CO2 sejam emitidos por ano, 48 mil árvores adultas sejam preservadas e haja redução de poluentes produzidos em 3,4 milhões de km rodados por um automóvel em um ano. “Na conta a economia chegará a 85%”, conforme estimativa divulgada pela empresária e fundadora do Grupo diRoma Magda Mofatto Hon.

Em termos de gestão a usina traz benefícios para o Grupo diRoma, mas impacta também a cidade que receberá o excedente elétrico antes destinado para os hotéis e clubes. Magda Mofatto revela ainda que a usina que tem números impressionantes como ser a nona em dimensão no território nacional e a maior de Goiás nesse segmento, por exemplo, também ratifica a marca do pioneirismo do Grupo diRoma que por décadas vem erguendo empreendimentos para hospedagem e equipamentos turísticos para projetar o potencial de Caldas Novas para o turismo, o que o tornou referência no segmento.

A inauguração da usina fotovoltaica acontece no próximo dia 29 (sábado), ás 11h, em Caldas Novas e contará com as presenças do Presidente Jair Bolsonaro, do Ministro das Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque e da fundadora do Grupo diRoma e idealizadora do projeto, Magda Mofatto Hon.

Usando Castramóvel, Guarulhos pretende diminuir a demanda de animais abandonados

Após mapeamento do Departamento de Proteção Animal e ação para conscientizar tutores, animais serão atendidos em trailers por equipes da AmahVet

Pela primeira vez a cidade de Guarulhos irá usar o Castramóvel, um trailler todo equipado para oferecer o atendimento a cães e gatos, e contará com o apoio dos profissionais da AmahVet Clínica Veterinária para diminuir a demanda de cirurgia de castração. O veículo irá circular pela cidade a partir de setembro.

“Os veículos passarão pelos bairros da cidade e ficarão em cada um até que o número de pets não castrados seja reduzido”, explica Alexandra Gimenez, diretora da clínica. O roteiro e a forma de atendimento do serviço Castramóvel ainda estão em fase final de elaboração, porém a expectativa é que o trailer fique de três a seis dias em cada região, de acordo com a demanda.

Segundo Alexandra, a maioria dos tutores não realizam a castração por falta de conhecimento, por isso, equipes da prefeitura irão bater de porta em porta para conversar com os donos, explicar sobre a importância da castração e realizar os agendamentos. Enquanto isso, as castrações serão realizadas, porém no centro cirúrgico do DPAN. “Estamos muito felizes com mais essa parceria e com a meta de reduzir o número de animais abandonados nas ruas bem como o sofrimento deles, já que a castração ajuda no controle populacional de cães e gatos”, finaliza Alexandra.

Sobre a AmahVet

Criada em 2017 pelos empresários Alessandro Pires e Alexandra Gimenez, a AmahVet é uma clínica veterinária focada exclusivamente em saúde para animais de estimação. Localizada no bairro do Tatuapé, na zona leste da capital paulista, oferece exames laboratoriais e de imagem, cirurgias, internação 12 horas e consultas de emergência ou especialidades, incluindo felinos e animais silvestres, por preços acessíveis (50% mais baixos que os valores médios de mercado). O espaço conta com consultórios, sala de treinamentos para funcionários, centro cirúrgico, farmácia e laboratório. Mais informações: www.amah.vet

Aprovação do FUNDEB no Senado é vitória da educação

Há cinco anos, desde 2015, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) lutam incansavelmente, ao lado de professores e de toda a sociedade, pela aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb – permanente na Constituição brasileira. Foram anos de debate para construir essa importante proposta e uma árdua batalha para que fosse votada ainda em 2020, evitando assim que as escolas públicas entrassem em colapso no próximo ano.

A aprovação da PEC 15/2015 na Câmara e da PEC 26/2020 no Senado, sem vetos, foi fundamental para transformar a educação no Brasil e deixá-la mais inclusiva. Destacamos que faz parte do FUNDEB a criação do Custo Aluno Qualidade (CAQ), que garante recursos mínimos por estudante para a qualidade do ensino. Em um país que mostrou nesta pandemia que existe um enorme contingente de estudantes excluídos digitalmente, essa medida é essencial para diminuir o abismo na educação.

As entidades estudantis comemoram, pois o FUNDEB permanente é resultado de inúmeras ligações, seminários, debates e também, recentemente, a criação de abaixo assinado que recebeu mais de 86.000 assinaturas, encaminhado aos senadores, por meio do Senador Randolfe Rodrigues, pela aprovação do Fundo de forma permanente, com expansão da contribuição  gradativamente do percentual da União que vá dos atuais 10% para 12,5% e continue se ampliando até chegar a 23% em 2026.

Mas mesmo com essa importante vitória não podemos deixar de ressaltar que o atual governo ignorou a situação atual não participando da discussão do Fundeb. Em dois dias antes da votação na Câmara, propôs adiá-lo para 2022 e reduzir a contribuição da União com a educação, uma vez que ela destina, atualmente, apenas 10% dos fundos para o FUNDEB. Nesse momento, o governo apresentou apenas 15% pois “trocaria” investindo no Programa Renda Brasil – destacando que este último é um projeto de assistência social e que deve ser discutido dentro dos recursos desta pasta. O governo segue com a intenção de retirar ainda mais da educação, tão fragilizada, com a proposta do Ministério da Economia para o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2021 que propõe um corte de R$ 4,2 bilhões no Ministério da Educação, que será repassado para todas as áreas da pasta. 

Apesar de Bolsonaro, a UBES, UNE e ANPG, assim como professores e a sociedade, não aceitam esse sucateamento e voltam à luta para o restabelecimento do orçamento. Não vamos desistir de transformar o Brasil por meio do investimento no ensino. Seguiremos lutando por uma educação pública, gratuita, transformadora e de qualidade para o povo brasileiro!

União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES)

União Nacional dos Estudantes (UNE)

Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG)

Prefeituras recebem mais de R$ 1 bilhão no terceiro repasse de ICMS do mês

Com depósito realizado nesta terça-feira (25) valor destinado aos municípios em agosto soma quase R$ 2 bilhões

O governo do Estado de São Paulo transfere nesta terça-feira (25) R$ 1,20 bilhão em repasses de ICMS para os 645 municípios paulistas. O depósito feito pela Secretaria da Fazenda e Planejamento é referente ao montante arrecadado no período de 17 a 21 de agosto. Os valores correspondem a 25% da arrecadação do imposto, que são distribuídos às administrações municipais com base na aplicação do Índice de Participação dos Municípios (IPM) definido para cada cidade.

Os municípios já haviam recebido R$ 787,52 milhões nos repasses anteriores, realizados em 11/8 e 18/8, relativos às arrecadações dos períodos de 3/8 a 7/8 e de 10/8 a 14/8. Com os depósitos efetuados hoje, o valor acumulado distribuído às prefeituras em agosto sobe para R$ 1,99 bilhão.

Os depósitos semanais são realizados por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento sempre até o segundo dia útil de cada semana, conforme prevê a Lei Complementar nº 63, de 11/01/1990. As consultas dos valores podem ser feitas no site da Fazenda, no link Acesso à Informação > Transferências de Recursos > Transferências Constitucionais a Municípios .

Nos primeiros sete meses deste ano, a Secretaria da Fazenda e Planejamento depositou R$ 15,86 bilhões aos municípios paulistas.

Agenda Tributária

Os valores semanais transferidos aos municípios paulistas variam em função dos prazos de pagamento do imposto fixados no regulamento do ICMS. Dependendo do mês, pode haver até cinco datas de repasses. As variações destes depósitos oscilam conforme o calendário mensal, os prazos de recolhimento e o volume dos recursos arrecadados. A agenda de pagamentos está concentrada em até cinco períodos diferentes no mês, além de outros recolhimentos diários, como por exemplo, os relativos à liberação das operações com importações.

Índice de Participação dos Municípios

Os repasses aos municípios são liberados de acordo com os respectivos Índices de Participação dos Municípios, conforme determina a Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988. Em seu artigo 158, inciso IV está estabelecido que 25% do produto da arrecadação de ICMS pertencem aos municípios, e 25% do montante transferido pela União ao Estado, referente ao Fundo de Exportação (artigo 159, inciso II e § 3º).

Os índices de participação dos municípios são apurados anualmente (artigo 3°, da LC 63/1990), para aplicação no exercício seguinte, observando os critérios estabelecidos pela Lei Estadual nº 3.201, de 23/12/81, com alterações introduzidas pela Lei Estadual nº 8.510, de 29/12/93.

Johnson & Johnson seleciona 6 países da América Latina para estudos clínicos de Fase 3 da vacina contra a Covid-19

O estudo será conduzido globalmente com até 60 mil participantes

A Johnson & Johnson e sua empresa farmacêutica Janssen acabam de anunciar os países da América Latina que farão parte do estudo clínico de Fase 3, chamado ENSEMBLE, de sua vacina em desenvolvimento contra o SARS-COV-2, a Ad26.COV2.S. Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru participarão da fase 3 do estudo ENSEMBLE, planejada para início em setembro, conforme aprovação das entidades reguladoras e análise de dados da Fase 1/2a, atualmente em andamento.

A metodologia utilizada para prever e planejar onde os estudos clínicos deveriam ocorrer se valeu de modelagem de dados e epidemiologia. Além disso, a seleção final dos países foi realizada em colaboração com governos e autoridades de saúde locais. A decisão considerou a atual prevalência da doença e demografia, bem como os requisitos das autoridades regulatórias para garantir que o estudo possa ser conduzido adequadamente e gere dados relevantes sobre a segurança e eficácia da vacina.

A pesquisa será conduzida globalmente com até 60 mil voluntários, com idades entre 18 e 60 anos e acima de 60, e será realizada por centros de pesquisa locais, que farão a supervisão do processo de recrutamento dos voluntários. Além dos países da América Latina, África do Sul e Estados Unidos também farão parte desse estudo.

A empresa planeja iniciar a produção de sua vacina candidata em risco e está comprometida em disponibilizar à população uma vacina acessível em um modelo sem fins lucrativos para uso durante a pandemia. A Johnson & Johnson está comprometida com o fornecimento de uma vacina segura e eficaz, ao mesmo tempo em que enfatiza a importância da inclusão de populações com diferentes perfis ao longo dos estudos clínicos. Essa colaboração multilateral demonstra o progresso e o compromisso dos esforços coletivos para encontrar soluções para a pandemia de Covid-19.

A Covid-19 é causada pelo SARS-CoV-2, que pertence a um grupo de vírus chamados coronavírus que atacam o sistema respiratório. Atualmente, não há vacina aprovada para Covid-19.

Para mais informações sobre a abordagem multifacetada da Johnson & Johnson no combate à pandemia, visite: www.jnj.com/coronavirus.

A Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. é uma empresa da Janssen Pharmaceutical Companies of Johnson & Johnson.

Cuidados relativos a declarações prospectivas
Este comunicado à imprensa contém “declarações prospectivas”, conforme definidas na Lei americana de Reforma de Litígios de Valores Mobiliários de 1995, sobre o desenvolvimento de possíveis regimes preventivos e de tratamento para COVID-19. O leitor é advertido a não se basear nessas declarações prospectivas. Essas declarações são baseadas nas expectativas atuais de eventos futuros. Se as premissas subjacentes se revelarem imprecisas, no caso da materialização de riscos conhecidos ou desconhecidos ou de incertezas, os resultados reais podem variar substancialmente das expectativas e projeções da Janssen-Cilag Farmacêutica LTDA e de qualquer outra empresa farmacêutica da Janssen e/ou Johnson & Johnson. Riscos e incertezas incluem, mas não se limitam a: desafios e incertezas inerentes à pesquisa e desenvolvimento de produtos, incluindo a incerteza do sucesso clínico e a obtenção de aprovações regulatórias; incerteza de sucesso comercial; dificuldades de fabricação e atrasos; concorrência, incluindo avanços tecnológicos, novos produtos e patentes alcançadas pelos concorrentes; desafios para patentes; preocupações de eficácia ou segurança do produto, resultando em recalls de produtos ou ação regulatória; mudanças no comportamento e nos padrões de gastos dos consumidores de produtos e serviços de saúde; alterações nas leis e regulamentos aplicáveis, incluindo reformas globais em saúde; e tendências em direção à contenção de custos com serviços de saúde. Uma lista e descrições adicionais desses riscos, incertezas e outros fatores podem ser encontradas no Relatório Anual da Johnson & Johnson no Formulário 10-K para o exercício fiscal encerrado em 29 de dezembro de 2019, incluindo as seções com o título “Nota de advertência sobre declarações prospectivas” e ” Item 1A. Fatores de risco”, e no relatório trimestral mais recente da empresa no Formulário 10-Q e nos arquivamentos subsequentes da empresa na Securities and Exchange Commission. Cópias desses arquivos estão disponíveis online em www.sec.govwww.jnj.com ou mediante requisição para a Johnson & Johnson. Nenhuma das Empresas Farmacêuticas Janssen nem a Johnson & Johnson se comprometem a atualizar qualquer declaração prospectiva como resultado de novas informações, eventos ou desenvolvimentos futuros.

Grande São Paulo recebe R$ 44 milhões de ISS do Programa de Concessão de Rodovias Paulistas no primeiro semestre de 2020

No período, foram R$ 235 milhões em repasses para 283 municípios paulistas

No primeiro semestre deste ano, 26 prefeituras da região metropolitana de São Paulo foram beneficiadas com mais de R﹩ 44 milhões em repasses provenientes do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS-QN), de acordo com balanço da ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo.

Os valores arrecadados incidem sobre as tarifas de pedágio das rodovias estaduais que integram o Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo. Desde 2000, quando o ISS foi incorporado, um montante de mais de R﹩ 1,1 bilhão já foi repassado às cidades da região.

A alíquota do imposto é definida por legislação federal e regulamentada pelos municípios, portanto, varia para cada prefeitura. O repasse é feito proporcionalmente à extensão das rodovias sob concessão que atravessam o município.

A verba tem importante impacto no orçamento, principalmente nas cidades menores. Cada prefeitura tem a liberdade para estabelecer a utilização deste recurso na área em que julgar ser de maior prioridade, seja em saúde, educação, segurança ou na expansão de infraestrutura de transporte, por exemplo. Desta forma, parte das tarifas dos pedágios acaba sendo destinada para beneficiar segmentos que vão além das melhorias na malha rodoviária.

A quantia arrecadada na região neste primeiro semestre apresenta uma queda de 11,14% em comparação ao mesmo período do ano passado. Entre os municípios da região metropolitana de São Paulo, a cidade que apresentou maior volume de repasse de ISS foi São Bernardo do Campo, com mais de R﹩ 10 milhões nos seis primeiros meses deste ano. Em 2019, os repasses em toda região totalizaram R﹩ 105 milhões.

ISS no Estado

De janeiro a junho de 2020, foram mais de R﹩ 235 milhões em arrecadações no Estado, verba compartilhada entre as 283 prefeituras atendidas pelo Programa de Concessões Rodoviárias. Desde 2000, ano em que o imposto começou a incidir sobre as tarifas de pedágio, os repasses para as prefeituras totalizaram R﹩ 5,8 bilhões.

Valores repassados nas 26 cidades da região metropolitana de São Paulo atendidas pelo Programa de Concessão em anexo.

Sobre a ARTESP

A ARTESP – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo – regula o Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo há mais de 20 anos. Sob sua gerência, estão 20 concessionárias, que atuam em 10,8 mil quilômetros de rodovias, o que representa quase 50% da malha estadual, abrangendo 283 municípios.

A Agência também fiscaliza o Transporte Intermunicipal de Passageiros, exceto nas Regiões Metropolitanas de São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte. Dentre as ações, realiza auditoria de frota, garagem e instalações, ações fiscais na operação das linhas regulares, nos terminais rodoviários e nas rodovias. Além disso, a ARTESP é responsável pela regulação da concessão de cinco aeroportos regionais.

Vagas para profissionais de tecnologia crescem e são tratadas como função estratégica das empresas no pós-pandemia

Não há dúvidas que a pandemia trouxe grandes mudanças, principalmente, na tecnologia. Para a empresa que dispunha de um departamento estruturado de tecnologia, foi mais fácil, se assim podemos dizer, minimizar os impactos da pandemia. Mas aquelas que sempre adiaram os investimentos em segurança e inteligência de dados, tiveram que se adaptar da noite para o dia. O Covid-19 fez acelerar qualquer processo neste segmento.

De acordo com dados divulgados recentemente, pelo Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd), a oferta de vagas no setor deve aumentar em 14,5% mesmo com esta pandemia. Atualmente, TI já representa cerca de 7% do Produto Interno Bruto do Brasil (2018) e emprega mais de 1 milhão de profissionais. Infelizmente, não só no Brasil, mas há uma grande falta de mão de obra qualificada. O que torna uma grande oportunidade para os profissionais disponíveis e, ao mesmo tempo, uma preocupação para as empresas.

Com o novo normal, o profissional de TI deixará de ter a característica técnica, de manutenção, para ser um líder de negócios. Sua missão hoje dentro das corporações mudou drasticamente, sendo considerado essencial para a continuidade dos negócios e do andamento da empresa, uma vez que boa parte dos funcionários da empresa continua em regime de home office ou modelo híbrido.

O grande desafio da vez será levar este novo modelo de uma TI mais conectada aos negócios a empresas de médio e grande porte, que antes da pandemia consideravam a TI como uma área de suporte e não um caminho de inovação e transformação para a sustentabilidade dos negócios.

O conceito, em alguns casos do “menino da TI”, vai mudar e serão vistos como “líderes de TI”. Estarão cada vez mais em reuniões estratégicas, oferecendo suporte com novas tecnologias e serviços como: novos sistemas redundantes, plataformas de comunicação e trabalho em grupo, mais proteção com serviços de segurança para a mobilidade e ambientes mais estáveis e performáticos.

O novo normal será disruptivo do ponto de vista tecnológico e o que era simples deverá ser seguro e muito mais funcional. Esta profissão já era promissora, mas agora é essencial para qualquer empresa, seja qual for seu tamanho.

Carlos Macedo, executivo de TI da innovativa executivos associados